domingo, 22 de abril de 2012


Combates Pela História - Uma das principais obras de Febvre.
"Combates Pela História - Uma das principais obras de Febvre"
Por Vanir Junior


Febvre demonstra grande amor pelo seu trabalho com a história em sua obra. Primeiramente, afirma que ela é toda social por definição e possui uma unidade. Afirma que o objeto de estudo é o homem em sua totalidade. 
O estudo da história é cientificamente conduzido, ou seja, deve problematizar e formular hipóteses baseadas na interpretação do fato pelo historiador, buscando a objetividade. Febvre, em sua linha teórica, pregou contra o modelo factual do século XIX e o historiador colecionador de fatos, enfatizando a criação do fato histórico pelo próprio historiador e não somente pelos documentos. Enfatiza a crise da história narrativa/detalhista, que era cada vez mais, segundo Febvre, preenchida pelas práticas positivistas e empiristas.
Também pregou a união da história com as demais ciências do homem, como a sociologia e a psicologia, de maneira que a história passasse a ter significação social, ao contrário da mera narrativa positivista do século anterior.
Para isso, o historiador deveria ter consciência dos laços que uniam as demais ciências à história. A história deveria assim se adaptar às mudanças sociais, analisando os aspectos espaço/tempo. Ou seja, Febvre, semelhantemente a Bloch, busca a relação do presente com o passado, não procurando apenas continuidades, mas também descontinuidades nas análises de contextos históricos.
Febvre luta por uma história viva e verdadeira, na qual o historiador seria construtor participante de todo o processo, devendo compreender a realidade histórica, havendo, desta forma, um desenvolvimento da história através dos temas problematizados e não necessariamente pela narrativa simples, buscando compreender o mundo e suas mudanças pela história. 
Tudo isto representou o combate abordado por Febvre em sua obra, proposto juntamente com Bloch na primeira geração da Escola dos Annales. Um combate pelo verdadeiro saber histórico.

Referências Bibliográficas:

FEBVRE, Lucien. Combates pela História. Ed.: 2ª.  Editora Presença: Lisboa, 1989. p.p. 28 a 51.
Site da Imagem: http://www.rotamogiana.com/2010/05/atendi-ao-chamado.html



0 comentários:

Postar um comentário