Professora Doutora Renata Rozental ao centro. |
O evento idealizado pela Professora Doutora Renata Rozental,
realizado no auditório Paulo Freire no ICHS, contou com grande
presença do corpo estudantil do curso de História da Universidade.
Para surpresa da Professora, dos alunos da graduação e dos alunos
do mestrado, um grande número de estudantes se interessou por
ouvir sobre os trabalhos dos colegas que fazem parte do LITHAM.
Indicando aumento do interesse dos alunos da instituição por
eventos desse tipo.
Alunos da graduação no Auditório Paulo Freire ICHS - UFRRJ |
Os alunos apresentaram seus projetos de pesquisa, referentes a
iniciação científica orientados pela Professora Doutora Renata
Rozental. Os temas inseridos na área de Idade Média chamaram a
atenção dos alunos que participavam como ouvintes. Além dos
trabalhos apresentados, o evento proporcionou uma discussão sobre o
objeto de estudo do historiador e como é difícil delimitar o tema
para pesquisa, uma alusão aos alunos que estão iniciando suas
pesquisas, sejam como bolsistas ou mesmo para a monografia.
Vanir Gonçalves Junior: “A Romania na Gothia – O Mito da Unidade no discurso de Isidoro de Sevilha.”
Tatiane Souza: “Minorias e Coexistência religiosa na Idade Media Hispanica. Relações judaico-muçulmanas na obra de Maimônides.”
Caio César Rodrigues: “Transição da práxis devocional: Comportamento, práticas de representação da fé, estratégias e táticas de devoção na experiência mística.”
Samuel Felício: “Assassinato ritual e Hóstia profanada: Imagem e Literatura Clericais na Construção de Mitos Antijudaicos junto à Cristandade Européia, Séculos XI a XIII. Alguns apontamentos sobre o projeto de pesquisa.”
Cristiano Ferreira: “O Necessário e o Exequível em Pesquisa Histórica: a Idade Média como Estudo de Caso.”
Os temas dos
trabalhos são dos mais variados, todos dentro da área de Idade
Média. Temas sobre política, cultura, construção de mitos e
sexualidade foram abordados pelos alunos. A qualidade e o avanço nas
pesquisas apresentadas mostram que os alunos estão se empenhando em
suas respectivas pesquisas, demonstrando responsabilidade e
compromisso com a iniciação científica. Os alunos do mestrado da
UFRRJ também participaram, expondo seus trabalhos, suas pesquisas,
seus métodos e deram dicas para ajudar os alunos que ainda não
sabem como abordar um tema para a monografia.
Professora Renata Rozental e alunos do curso de Mestrado da UFRRJ |
Além da
aprendizagem sobre os temas apresentados, o ponto alto do seminário
foi sem dúvida quando os alunos falaram sobre as suas experiências
na montagem, desenvolvimento e execução de seus respectivos
projetos. Quais as fontes que cada um utilizou, quais são os métodos
e as abordagens escolhidas. Os conceitos e os autores que cada um
utilizou para desenvolver suas pesquisas e contribuir para o debate
historiográfico acerca dos temas. Eventos com esse promovem o
incentivo a pesquisa e coloca em debate a função
professor-pesquisador que cada vez mais tem colocado os alunos, não
somente da licenciatura em História, a pensar qual é o seu papel
social e o que pode contribuir para o desenvolvimento da humanidade e
para o conhecimento do homem.
0 comentários:
Postar um comentário