quarta-feira, 2 de maio de 2012


Professora Doutora Renata Rozental ao centro.

O evento idealizado pela Professora Doutora Renata Rozental, realizado no auditório Paulo Freire no ICHS, contou com grande presença do corpo estudantil do curso de História da Universidade. Para surpresa da Professora, dos alunos da graduação e dos alunos do mestrado, um grande número de estudantes se interessou por ouvir sobre os trabalhos dos colegas que fazem parte do LITHAM. Indicando aumento do interesse dos alunos da instituição por eventos desse tipo.

Alunos da graduação no Auditório Paulo Freire ICHS - UFRRJ

Os alunos apresentaram seus projetos de pesquisa, referentes a iniciação científica orientados pela Professora Doutora Renata Rozental. Os temas inseridos na área de Idade Média chamaram a atenção dos alunos que participavam como ouvintes. Além dos trabalhos apresentados, o evento proporcionou uma discussão sobre o objeto de estudo do historiador e como é difícil delimitar o tema para pesquisa, uma alusão aos alunos que estão iniciando suas pesquisas, sejam como bolsistas ou mesmo para a monografia.

Vanir Gonçalves Junior: “A Romania na Gothia – O Mito da Unidade no discurso de Isidoro de Sevilha.”
 Tatiane Souza: “Minorias e Coexistência religiosa na Idade Media Hispanica. Relações judaico-muçulmanas na obra de Maimônides.”
Caio César Rodrigues: “Transição da práxis devocional: Comportamento, práticas de representação da fé, estratégias e táticas de devoção na experiência mística.”
 Samuel Felício: “Assassinato ritual e Hóstia profanada: Imagem e Literatura Clericais na Construção de Mitos Antijudaicos junto à Cristandade Européia, Séculos XI a XIII. Alguns apontamentos sobre o projeto de pesquisa.”
 
Wendell dos Reis Veloso: “Sexualidade, Humanidade e Institucionalização da Intolerância no Alvorecer da Idade Média.”
Cristiano Ferreira: “O Necessário e o Exequível em Pesquisa Histórica: a Idade Média como Estudo de Caso.”



Os temas dos trabalhos são dos mais variados, todos dentro da área de Idade Média. Temas sobre política, cultura, construção de mitos e sexualidade foram abordados pelos alunos. A qualidade e o avanço nas pesquisas apresentadas mostram que os alunos estão se empenhando em suas respectivas pesquisas, demonstrando responsabilidade e compromisso com a iniciação científica. Os alunos do mestrado da UFRRJ também participaram, expondo seus trabalhos, suas pesquisas, seus métodos e deram dicas para ajudar os alunos que ainda não sabem como abordar um tema para a monografia.

Professora Renata Rozental e alunos do curso de Mestrado da UFRRJ
Além da aprendizagem sobre os temas apresentados, o ponto alto do seminário foi sem dúvida quando os alunos falaram sobre as suas experiências na montagem, desenvolvimento e execução de seus respectivos projetos. Quais as fontes que cada um utilizou, quais são os métodos e as abordagens escolhidas. Os conceitos e os autores que cada um utilizou para desenvolver suas pesquisas e contribuir para o debate historiográfico acerca dos temas. Eventos com esse promovem o incentivo a pesquisa e coloca em debate a função professor-pesquisador que cada vez mais tem colocado os alunos, não somente da licenciatura em História, a pensar qual é o seu papel social e o que pode contribuir para o desenvolvimento da humanidade e para o conhecimento do homem.







0 comentários:

Postar um comentário