quinta-feira, 28 de julho de 2011

Eram apenas livros


Por Leonardo Bispo Santos


      Certa noite, em uma Universidade muito bonita, localizada em um local bem distante, chovia muito forte. Dentro da biblioteca estava ocorrendo uma algazarra generalizada, muito barulho. Eram vozes exaltadas, pois acontecia um debate meio que não planejado. Em uma universidade discussões acaloradas como essas costumam acontecer, não é de se espantar, em um ambiente acadêmico, de confronto de idéias, isso é plausível. O problema era que tudo isso acontecia em uma biblioteca e ainda por cima a altas horas da noite.
      Eram os livros. Estavam debatendo a importância que cada um tinha ali, quais eram seus papeis na sociedade. Isso havia começado com não se sabe qual deles, talvez tenha sido pelo tédio causado pela chuva, mas começou com a provocação de um para o outro, depois foi um grupo que entrou no 'papo', e quando avançaram um pouco mais, todas as áreas do conhecimento estavam em confronto intelectual, uma guerra de auto-afirmações.
      Enquanto isso, um livro de uma estante que ficava perto da janela, um livro de Cálculos, se gabava de nos tempos atuais as Ciências Exatas, mas precisamente as Ciências Contábeis, serem de suma importância para a nossa sociedade, de que “tudo é número”, dizia ele pitagoricamente. Outro, que era irmão do último, um livro de Lógica de Programação, ressaltava que as Exato-Contábeis sempre foram de "suma importância", mas que os últimos sucessos eram creditados ao avanço da Informática, da Tecnologia da Informação, ou seja, o “conceito matemático aplicado na prática!”, exclamava o livro que foi apoiado por seu irmão. 
      Cansado de ouvir tanta prepotência, outro livro, voltando de sua viagem reflexiva para a realidade, para "o prático", decide entrar no debate. Esse livro era muito velho, porém mesmo assim não estava tão acabado quanto os outros que eram mais novos, devia ser pela sua falta de uso. Ele era de Filosofia grega, um livro de “grandes pensadores”, ele se dizia. E exercitando a sua afinada retórica, disse ao livro de Cálculos para que também não se esquecesse de que a Filosofia também contribuiu, de que a Matemática ganhou muito na Grécia Antiga; “a grande Ελλάδα, que em português se diz Hélade, pois Grécia foi um nome dado a região pelos Romanos”, ressaltou um livro de História Antiga que não conseguiu se segurar, intrometendo-se. Concordando com seu amigo e continuando, o escrito de filosofia, disse que sem o filosofar, o “pensar sobre a vida”, não poderia existir a matemática. Lembrando o escrito ainda, que o "filosofar precede a matemática" e que alguns dos grandes pensadores matemáticos como, Euclides, Arquimedes, Pitágoras, entre outros, eram da Grécia Clássica.

      Irritado com esse argumento, que de fato era bom, o livro de Cálculos atacou o papel filósofo, dizendo que, como ele o livro de Filosofia era um “deslumbre, uma reformulação e compreensão de ‘coisas antigas’ por nossos atuais”. O livro Filósofo ficou 'abismado' que "alguém das exatas" pudesse ter elaborado tal resposta e assim, novamente um livro de História se intrometeu na conversa, sendo dessa vez um de História Medieval, dizendo que concordava em parte com o livro de Cálculos, “pois muitos escritos antigos só sobreviveram e chegaram aos tempos contemporâneos através dos escribas medievais, que copiavam as obras a mão dentro de seus mosteiros.” O livro de Cálculo ainda pensou em continuar depois da interrupção, mas seu amigo de "Humanas", o livro sobre o Medievo, logo complementou sua fala. Dizia que de forma alguma estava falando que os escribas medievais somente e simplesmente copiaram e distorceram as obras, pois, continuou, “também houve formulação de conhecimento no medievo, foi lá que surgiram as universidades! A idade Média, chamada assim pejorativamente, de idade do meio, não foi uma idade das trevas como muitos livros disseram, acreditem em mim! Eu fui escrito em França!". Após esse saudoso discurso manifesto, mesmo o livro de Filosofia que estava acostumado a longas e cansativas retóricas se calou, exausto. O livro de Cálculos e outros que participavam e observavam o debate, como os livros de Administração e Educação Física, que "eram pouco dados a discussões longas" e que já conversavam sobre motivação, dieta e academia, tinham parado de prestar atenção logo no início. E com isso, pelo menos esta pequena parte da biblioteca se calou enquanto que outros ainda debatiam, continuando um grande barulho.
      Ao cargo de algum tempo e por também avançar a noite, praticamente todos haviam cessado as discussões. Agora só se ouvia um pequeno desentendimento numa estante ao fundo do salão. Era entre livros de Zootecnia e Medicina Veterinária que ficavam lado a lado na estante. Enquanto argumentavam, os de Veterinária dizendo serem eles especialistas na parte clínica e cirurgia animal enquanto que os de Zootecnia dizendo serem especialistas em nutrição, manejo e prevenção de doenças animais, ao passo que este último tinha o apoio dos livros de Agronomia devido a uma "antiga rixa" desses com os livros de Veterinária. Nisso, um outro livro, o de Declaração Universal dos Direitos do Homem, que se encontrava na estante defronte ao corredor, disse para que parassem a discussão, pois ele aprendeu com o seu tema que “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. – artigo 1º” Ouvindo isso, os dois livros nem deram muita bola, visto que, esse livro de Direitos do Homem havia perdido o respeito com muitos do salão. Todos sabiam que ele estava bem ao lado do livro da Constituição "estadunidense" de 1787, fora o fato de ele citar os “Direitos Humanos”, que não tinha muito a ver com a realidade de livro na qual eles estavam condicionados.
      Enquanto que o livro da Constituição Americana ameaçava invadir a estante das Ciências Animais para “salvaguardar a total garantia dos direitos do homem, da democracia e das liberdades individuais”, atestando ser ele o “farol da liberdade”, escutou-se um grande barulho e de novo, de novo, até que parou. Alguns segundos depois o teto daquele salão da biblioteca cedeu devido às horas de chuva forte, entrando pelo teto velho e acabado toda a água que estava empoçada na laje devido ao entupimento do escoamento, encharcando e destruindo praticamente todo o acervo daquele salão da biblioteca. Não adiantou nada, nem fino ou grosso, nem escrito por autor importante ou com edição de luxo de capa dura, nem se era mau cuidado e muito velho e raro, todos foram perdidos. No fim das contas eram apenas livros. *


_____________


* Quaisquer semelhança com uma "outra" universidade também muito bonita e localizada em um ""local muito distante"", em que alguns dos tipos de discussões e falas aqui representados ocorrem (podendo elas serem representativas ou pertencendo a alguma pessoa específica), como também sobre um ocorrido nesta, em que o teto da biblioteca central cedeu devido a fortes chuvas de verão, acarretando na perda e/ou danificação de livros da mesma, são "meras coincidências" do acaso. 





Datada do dia 28 de Julho de 2011.

Imagem 2 retirada de: http://deltacultura.org/pt/2013/09/campanha-de-recolha-de-livros.html
Data não verificada.




Um comentário: