sábado, 12 de maio de 2012

Por Nathalia Bastos





Na última semana, aconteceu no ICHS, no Auditório Paulo Freire o “II Ciclo de Palestras em História Antiga – O Mundo Mediterrâneo Antigo, Tardo-Antigo e Medieval.”, organizado pelo Professor Doutor Luis Eduardo Lobianco, pela Professora Doutora Renata Rozental Sancovsky e pelo Professor Doutor Marcos José de Araujo Caldas.

Professor Doutor Luis Eduardo Lobianco


Com o objetivo de trazer aos participantes novas experiências acerca do título, as palestras trouxeram novas perspectivas sobre os temas apresentados. Especialistas da Antiguidade e do Medievo nos contemplaram com suas pesquisas e novidades do campo. Grande sucesso nas inscrições, o evento contou com grande participação dos alunos da nossa Universidade e de outras instituições de ensino superior, demostrando mais uma vez o aumento no interesse dos alunos em participar de eventos como esse, mais uma vez organizado pelo LITHAM.

Alunos no Auditório Paulo Freire


O evento ocorreu em dois dias. Na terça-feira, dia 08 de maio, contamos com três palestras e uma oficina. Professora Nely Feitoza Arrais , abriu o evento com sua palestra sobre hierarquia e mobilidade social no Egito. Outro destaque foi o Professor Manuel Rolph de Viveiros, que além de palestrar, ainda ministrou uma oficina sobre como utilizar a iconografia numismática. Além do Professor Luis Eduardo Lobianco, outro professor da UFRRJ, também participou do evento, o Professor Admar Almeida da Costa palestrou sobre filosofia antiga.


 Professora Nely Feitoza Arrais (Faculdade de São Bento - RJ) - "Hierarquia e mobilidade social no Egito do Reino Novo."
 Professor Manuel Rolph de Viveiros Cabeceiras (UFF) - "Guerra e Identidade: o Império Romano inventa o mundo."
 Professor Admar Almeida da Costa (UFRRJ) - "Reflexos da condenação de Sócrates na Atenas do Século IV."
Professor Manuel Rolph de Viveiros Cabeceiras (UFF) - Oficina: "Ler Imagens: o que nos ensinam as moedas romanas?."







Na Quarta-feira, dia 09 de maio, tivemos duas palestras e uma oficina. O Professor Moacir Elias Santos, abriu o segundo dia do evento com a sua palestra sobre os aspectos funerários da religião no Egito Faraônico. Em seguida, a Professora Renata Rozental Sancovsky trouxe para os alunos proposições hermenêuticas da literatura rabínica-talmúdica. Finalizando dois dias de evento, houve a oficina sobre análise de conteúdo e iconografia funerária do Egito Romano, a qual foi ministrada pelo Professor Luis Eduardo Lobianco, com direito a exercício e participação dos alunos presentes.

Professor Moacir Elias Santos (UFF) - "A busca pela imortalidade: aspectos da religião funerária no Egito Faraônico."
Professora Renata Rozental Sancovsky (UFRRJ) - "Le Livre Brûlé: proposições hermenêuticas na Literatura rabínico-talmúdica e suas recepções no mundo mediterrâneo medieval."
Professor Luis Eduardo Lobianco (UFRRJ) - Oficina: "A análise de conteúdo e a iconografia funerária do Egito Romano."











        A grande adesão da comunidade estudantil ao evento só mostra, uma vez mais, a importância da realização de eventos desse porte dentro da nossa Universidade. A iniciativa de promovê-los deve ser levada em conta, quando se pensa na qualidade da formação que se quer transmitir para os alunos. A participação de professores de outras instituições nos dá a oportunidade de conhecer outros profissionais e dividir com eles novos conhecimentos, já que a produção historiográfica é contínua e a cada dia existem novos temas e abordagens para a pesquisa. Eventos como esse, promovido pelos Professores Luis Eduardo Lobianco, Renata Rozental Sancovsky e Marcos José de Araújo Caldas, contribuem para uma melhor formação acadêmica dos alunos da UFRRJ 

Alunos na entrada do Auditório Paulo Freire


*Para ter acesso a todas as fotos do evento, é preciso ter uma conta no Facebook e "Curtir" a nossa Fanpage! Para acessar, clique em: http://www.facebook.com/escoladosruralis .

0 comentários:

Postar um comentário